Quem aqui já ouviu falar que temos que comer de 3h em 3h, comer pratos coloridos, beber muita água, comer salada, evitar industrializados? Provavelmente todo mundo. Mas quem já se perguntou o por quê?

O metabolismo humano é composto por mecanismos que são diretamente dependentes de macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídeo) e micronutrientes (vitaminas e minerais), e cada refeição acaba sendo uma chance de prejudicar ou otimizar o funcionamento do corpo, por isso é tão importante assim escolher bem o que você come. E essa escolha deve começar no supermercado a partir da Rotulagem Nutricional dos alimentos!

Existem várias informações importantes nos rótulos dos alimentos como a data de validade, os ingredientes, a forma que o alimento deve ser conservado e a tabela de informações nutricionais. Informações para restrições específicas como, por exemplo, o glúten, também sempre aparecerão nos rótulos.

É muito importante saber ler os rótulos para entendermos o que estamos comendo e não sermos enganados. Por exemplo, a ANVISA permite que as empresas classifiquem os produtos como integrais independente da proporção de farinha integral que ele possui, ou seja, às vezes compramos algo integral mas ele de fato não é. Então o que fazer?

rotulo-nut

Aqui estão algumas dicas para ler o rótulo dos alimentos:

  • Os ingredientes aparecem em ordem decrescente, ou seja, o que está escrito primeiro encontra-se em maior quantidade no produto e o que vem escrito por último em menor quantidade. Evite sempre alimentos que a lista inicie com açúcares (sacarose, maltose, glucose, glicose, açúcar invertido…) ou gorduras. Para saber se o alimento integral é integral de verdade, use essa dica! Procure uma marca em que o primeiro ingrediente que aparece no rótulo seja farinha INTEGRAL.
  • Pegadinha!! Lembre-se que os valores da tabela representam uma porção daquele produto e nem sempre isso significa o produto inteiro!
  • O valor percentual de cada item da tabela é baseado em uma dieta de 2000Kcal. ATENÇÃO!! Esse valor varia de pessoa para pessoa e nem sempre uma dieta normal possui 2000kcal.

Ficar de olho nesses detalhes é importante para fazermos escolhas mais conscientes!

Esse foi o primeiro post da nova colaboradora do blog, a nutricionista Gabriella Dantas.

Compartilhe no Facebook