As proteínas são indispensáveis e o consumo adequado é importante para construção muscular, restauração de células, sistema de defesa, formação hormonal, entre outras funções.
Elas são classificadas em Alto Valor Biológico (AVB) e Baixo Valor Biológico (BVB). São compostas por aminoácidos que são classificados como: não essenciais (somos capazes de sintetizar) e essenciais (não somos capazes de sintetizar, devemos obter através da alimentação). As de AVB são de origem animal e possuem aminoácidos essenciais em boa quantidade. As de BVB são de origem vegetal e podem ter alguma deficiência em algum aminoácido na sua cadeia e/ou não ter grande quantidade deles.
Por isso, é sempre bom variar as fontes protéicas, para melhorar o perfil dos aminoácidos essenciais. As melhores fontes para consumo são: carne bovina, frango, peixe, carne suína, ovo, leite, queijo e iogurte.
Entretanto, devemos ter cuidado com o consumo excessivo, pois, não é armazenada pelo nosso organismo. Com isso, absorvemos a quantidade necessária e o excesso é excretado pela urina, podendo gerar uma sobrecarga nos rins. Portanto, ao contrário do que muitos pensam, o consumo protéico elevado pode não trazer benefícios.
A necessidade diária de ingestão protéica é individual, sendo que pode ser aumentada em indivíduos que praticam atividade física. No caso dos vegetarianos, deve se equilibrar as fontes de BVB e combiná-las de modo a não existir deficiência de aminoácidos no organismo, além de avaliar a necessidade de suplementação.
Procure um nutricionista! Somente um profissional poderá te orientar em relação à quantidade ideal para consumo.
Compartilhe no Facebook