nutricao-esportiva

A refeição realizada antes da atividade física é importante para que no treino haja disposição, rendimento, não haja exaustão, ocorra a síntese muscular, dentre outros motivos.

Uma das dúvidas mais recorrentes é “O que devo comer antes do treino?”. A resposta é relativa, depende de qual é o treino, da intensidade, do seu objetivo, do horário e também da dieta ao longo do dia.

De maneira geral, na refeição anterior à atividade física é importante contar com:

  • Uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico: prefira os carboidratos integrais! Os carboidratos com baixo índice glicêmico são digeridos mais lentamente e farão com que o praticante da atividade física tenha energia suficiente durante todo o treino, evitando sintomas como mal estar, tontura e até desmaios;
  • Uma fonte de proteína: a proteína favorece a síntese proteica e a recuperação muscular. Porém, sabe-se que para praticantes de atividade física, é importante uma distribuição de proteína durante todas as refeições da dieta e não somente no pré-treino.

Também deve-se ficar atendo às quantidades ingeridas, ao auxílio dos micronutrientes e ao tempo antes da atividade física que a refeição será realizada. Para isso, procure um nutricionista.

Algumas sugestões de refeições pré-treino são: sanduíche de pão integral com frango; torrada integral com queijo magro;  iogurte com frutas; frutas com aveia; panqueca de aveia, ovo, banana e canela; suplemento de proteína e suco natural sem açúcar; etc.

O pós-treino também é de suma importância e por isso conversaremos sobre ele no próximo post!

Compartilhe no Facebook