iogurte 6
Vimos no post da nutricionista e gastrônoma Gabriella Dantas, a importância de aprender a ler os rótulos dos alimentos industrializados. No caso dos iogurtes, não poderia ser diferente. Esse sempre será o principal passo para saber se você está fazendo uma boa escolha ou não. Saber somente a quantidade de kcal de um alimento não é suficiente para concluirmos que ele é um alimento saudável.

Geralmente, os iogurtes de “frutas” contêm muitos aditivos químicos (para dar cor, sabor, aroma), além de uma quantidade elevada de açúcar e NADA de fruta. Então, se na lista de ingredientes do iogurte tiver: açúcar, xarope, maltodextrina, corantes artificiais, amido modificado e outros nomes que você não conhece, evite!

De modo geral, o iogurte natural é feito com leite, fermento lácteo e alguns são acrescidos de leite em pó. Sendo assim, sempre que quiser consumir um iogurte de fruta, o ideal é que você compre uma versão NATURAL e acrescente a fruta ou uma geléia 100% fruta! Podem também ser acrescentadas sementes e castanhas, para suprir o suporte lipídico da dieta.

Existem dois tipos de iogurte natural: o desnatado e o integral. O iogurte desnatado possui menos gorduras, com isso, menor valor energético (o que nem sempre é o mais importante). O iogurte integral possui melhor disponibilidade de vitaminas lipossolúveis.

Dessa forma, em todos os casos, leia os rótulos para saber melhor o que está ingerindo. Esta é a chave para a alimentação saudável!

Compartilhe no Facebook