esfoliante-caseiro-para-o-rosto

Desde o ano passado comecei a me preocupar mais com os produtos que uso e seus efeitos no meu corpo, por isso dou preferência a produtos mais naturais, inclusive esfoliantes. O que não passou pela minha cabeça é que certos produtos não agridem só meu corpo como também o meio ambiente, como acontece com esfoliantes, certas pastas de dente e sabonetes líquidos que possuem microesferas de polietileno, um tipo de plástico minúsculo. Descobri isso depois de ler essa matéria publicada pelo Jornal Ciência.

Essas microesferas podem ser comidas por peixes e outros seres vivos no oceano e acabam obstruindo o estômago deles. Elas também absorvem outros poluentes tóxicos que podem estar na água e acabam assim intoxicando vários animais. Como esse tipo de plástico é pequeno, sua remoção é bem difícil, então o melhor é que nada disso aconteça. Pensando nisso vim mostrar três esfoliantes mais naturais que tenho em casa que são boas opções.

st.ives

1. St. Ives fresh skin Apricot scrub – A st. Ives é uma marca de farmácia com produtos mais naturais. Esse esfoliante é feito com damasco (tem um cheiro bem leve de damasco) e suas partículas esfoliantes são 100% natural. Ele também não tem parabenos nem sulfatos e é hipoalergênico. A marca tem vários esfoliantes que podem ser medidos em graus de intensidade, esse é “deep”, o mais forte. Ele promete deixar a pele macia e cumpre bem isso. É o meu preferido, minha pele fica super macia e sequinha, sem oleosidade. Ganhou o prêmio da allure em 2013. Preço: $4,49 no site da Ulta, deve ter no E-bay.

burt´s bees´

2. Burt´s Bees peach and willow bark deep pore scrub – Esse esfoliante é 100% natural com certificado da natural products association. É feito com pêssego e willow bark que é uma mistura de plantas do género Salix (família Salicaceae). Essas plantas são fontes naturais de ácido salicílico (ótimo pra quem tem espinhas e cravos, remove oleosidade em excesso e sujeira, além de evitar a contaminação por bactérias). Não é testado em animais. Gosto muito dele também, é um pouco mais suave que o St. Ives. Preço: R$ 57,00 na sephora.

michael todd

3. Michael Todd true organics jojoba charcoal facial scrub –  A jojoba é conhecida por seu poder cicatrizante há anos (seu óleo também é muito bom pro cabelo) e charcoal é “carvão ativado”, conhecido por remover bem toxinas. O esfoliante promete a remoção efetiva de pele morta, impurezas e toxinas. É bem fininho, por isso é recomendado tanto para peles sensíveis quanto para peles com acne. É um esfoliante mais leve, dá pra usar mais vezes na semana, mas é bom. Sinto minha pele mais limpa e macia quando uso. É um produto vegano. Preço: $19.00 no Michael Todd, que entrega no Brasil.

 

O legal dessas esfoliantes é que todos tem ingredientes diferentes mas que funcionam bem na minha pele mista, por isso gosto de variar. Tento usar todos uma vez durante a semana.

Receitas caseiras – sei que pode ser difícil achar esfoliantes naturais no Brasil, então trouxe algumas receitas fáceis e eficientes pra fazer em casa:

 

1. Óleo de coco com açúcar – só misturar umas 2 ou 3 colheres de açúcar com um pouco de óleo de coco. Fonte.

2. Mel com aveia (flocos finos) e óleo de amêndoa – duas partes de aveia, uma de mel e uma de óleo de amêndoa. Fonte.

3. Mel com bicarbonato de sódio – 1 colher de chá de mel e 1/2 de bicarbonato de sódio. Fonte.

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook