IMG_3048

Eu sou meique viciada em esmaltes, tanto que  só por causa deles deixei de roer as unhas aos 13 anos. Cada semana gosto de pintar de uma cor diferente, assim como as roupas os esmaltes expressam um pouco da nossa personalidade e de como a gente se sente na hora que pinta as unhas.

Quando mais nova nunca cuidei das unhas, só ia ao salão e deixava a manicure “do her thing”. O problema é que ela acabava tirando toda minha cutícula e lixando a unha em cima pra ficar “lisa” e realmente a impressão que me dava era de unhas limpas e saudáveis. Então, qual era o problema? Foram anos sem cuidar das unhas e cutículas, lógico que uma hora elas não iam aguentar. Foi só quando as unhas começaram a ficar fracas, depois dos 20 anos,  que resolvi pesquisar na internet e descobri como tirar a cutícula e lixar a unha em cima fazem mal.

O processo de parar de tirar a cutícula não é fácil, leva vários meses até você se acostumar, a cutícula afinar e as peles que ficam em volta quase sumirem. Ano retrasado tentei por 3 meses e não consegui, só no ano passado tive sucesso hehe. Nos 3 primeiros meses minha cutícula ficou estranha, com muuita pele levantada, aí fiz como li no blog Unha Bonita, só tirei as peles que estavam saindo. Hoje apesar de ainda achar mais bonito uma unha sem cutículas, sei que não é saudável e que a minha cutícula já afinou muuito.

Quando comecei o “processo” minhas unhas que antes eram super fortes estavam muito fracas e quebradiças. A parte branca era quase transparente e a unha descascava toda, não só na ponta. Tirei fotos no começo do celular, mas meu celular morreu e não consegui recuperar as fotos pra mostrar.

Meses depois de parar de tirar a cutícula minhas unhas ainda não eram as mesmas, ainda meio transparentes e quebrando muito, era impossível deixar crescer, então resolvi investir em algumas coisas na viagem que fiz em junho pra tentar recuperá-las e resolvi mostrar pra vocês o que realmente funcionou (na ordem que uso):

1. Instant Cuticle Remover – Sally Hansen: Ele não tira a cutícula mesmo, só dá uma “limpada’. Você passa, espera agir por 15 segundos (eu espero uns 30) e empurra com a espátula, a minha é de plástico pra não arranhar a unha). Aí  pego (o meu) alicate de cutícula e tiro só a pele mais durinha do lado e alguma que esteja levantada. Já usei o outro removedor de cutículas da marca, um verdinho, mas não gosto tanto quanto esse. Aqui no Brasil tem um similar da First Kiss, mas ainda não testei.

2. Vitalizante Casco Cavalo – Maru: Ele seca bem rápido e sinto que fortaleceu ainda mais minhas unhas desde o final do ano passado.

3. Mavala Scientifique: É um fortalecedor famoso pra ser usado só nas pontas das unhas. Nos primeiros meses eu usava mais de uma vez na semana, como um tratamento, agora só passo uma vez nas pontas. Demora um pouquinho pra secar, mas é realmente bom. Achei aqui.

4. Bouclier de L´ongue nail shield – Mavala: É uma base que forma como se fosse um “casco”. São dois potinhos, duas fases. A primeira é a película de fios de nylon que vai deixar a unha mais protegida, dá pra ver bem os fios. A segunda fase é a base que vai cubrir tudo e deixar a unha pronta para o esmalte. Usei essas bases por meses e elas me ajudaram muito, já que enquanto você tá com ela sua unha dificilmente vai quebrar, mas ela não é perfeita, não chega a endurecer muito a unha, demora pra secar e como são duas bases seu esmalte vai ficar mais grosso. Esmalte grosso descasca mais rápido, então onde ele descascar a unha vai quebrar. Acho melhor usar como tratamento, sem esmalte quando quiser. Achei aqui no E-bay.

5. Esmalte endurecedor para uñas – Quimica: Antes de viajar vi a Vic Ceridono do Dia de Beauté falando sobre ela e resolvi experimentar. Demorei um pouco pra usar essa base, não achei que fosse funcionar. Usava semana sim, semana não (aí usava uma da sally hansen) e percebi que sempre que usava essa minha unha não quebrava e parecia saudável. Hoje só tenho usado ela nas mãos e sério, acho que nunca mais vou usar outra base. Quem tiver unhas quebradiças precisa experimentar! Não é uma base fácil de achar, só achei em uma farmácia lá em Miami, mas já vi no E-bay e pretendo comprar outra antes dessa acabar.

Minhas unhas hoje (ignorem os dedos gordinhos e tortos ehehe):

IMG_2670

Outras coisas que me ajudaram MUITO:

1. Não tirar a cutícula, só limpar o excesso.

2. Não deixar a unha sem nada. Toda vez que deixo minha unha sem pelo menos base ela fica frágil e vulnerável, por isso tirei esse item do projeto felicidade. Minha unha só precisa de uma noite “respirando” entre as trocas de esmalte, no outro dia já passo base de novo.

3. Não usar as unhas como ferramentas. Ainda me policio muito com isso, algumas coisas parece que só vão abrir com as unhas não sei como os homens fazem. Mas usar as unhas como ferramentas enfraquece ou pode até quebrar a unha na hora. Quem nunca?

4. Hidratar as cutículas. Sempre uso o creme hidratante de cutículas da granado, nem que seja só antes de dormir. Na fase de parar de tirar a cutícula isso é muuito importante, eu hidratava quase toda hora.

Me contem dos cuidados de vocês também :)

Compartilhe no Facebook