No início do mês procurando nos livros do meu pai algo pra passar o tempo achei o livro “Projeto Felicidade”, da Gretchen Rubin. O livro me atraiu pela capa (como quase sempre acontece) e pelo nome, além de ter ficado em primeiro lugar na lista do New York Times.

 

 

A capa e o nome do livro me trouxeram uma sensação de leveza, e era isso o que esperava sentir ao ler o livro. O livro, bem traduzido pela Patrícia Azevedo, foi publicado pela editora Best Seller em 2009.

O sumário é dividido em meses e no que a autora pretendia trabalhar em cada mês para atingir sua felicidade.

Ex – Janeiro: Disposição para começar

Vitalidade

Dentro dos capítulos a vitalidade é dividida em resoluções para o mês:

– Dormir mais cedo

– Fazer mais exercícios fisícos

– Arrumar, consertar, organizar

– Enfrentar uma tarefa chata

– Ter mais disposição

O projeto tem início quando a autora percebe que é feliz, no entanto sabe que pode ser mais feliz. Para isso ela busca o que a faz realmente feliz, o significado de felicidade e estuda a história da felicidade e como diferentes culturas e religiões a cultivam.

A ausência de sentimentos ruins não é o bastante para fazer você se sentir bem. É preciso lutar para encontrar fontes de bons sentimentos.”

O projeto é colocado em prática por meio de uma tabela com resoluções para seguir durante o ano. A tabela é dividida por meses, em janeiro ela seguia as resoluções de janeiro, já em fevereiro as de janeiro e fevereiro, finalmente chegando em dezembro seguindo todas as resoluções.

 

A autora também criou alguns princípios para o cumprimento do projeto, os doze mandamentos:

1. Ser Gretchen.

2. Não ser exigente demais comigo mesma.

3. Agir do jeito que quiser me sentir.

4.  Não adiar.

5. Ser gentil e justa.

6. Curtir o processo.

7. Não economizar, usar.

8. Identificar o problema.

9. Relaxar.

10. Fazer o que precisa ser feito.

11. Não calcular.

12. Existe apenas o amor.

Ao longo dos meses (sim, lendo o livro a gente realmente se sente acompanhando mais os meses do que capítulos) e do projeto cada mandamento é trabalhado e discutido. Lendo sobre o mês de janeiro me identifiquei logo com o projeto da autora, que começa o projeto arrumando a casa e os armários. Aos poucos, percebi que já havia iniciado uma espécie de projeto felicidade em dezembro de 2012, só não sabia. O livro foi um ótimo guia, acabei colocando no papel o meu próprio projeto pra o mês.

A autora pesquisou bastante  para o projeto, ela sempre exemplifica uma ideia com um estudo, o que aliás ajudou bastante a fixar as ideias pra mim. Por exemplo, lembro que no início do livro ela menciona um estudo que diz que se escrevermos nossas resoluções e relê-las temos maior propensão à cumpri-las. Isso eu já tinha percebido depois que fiz o meu listography. Aliás, mais um ponto em comum com a autora, eu também adoro fazer listas!

Ao refletir sobre a felicidade de acordo com suas resoluções a autora chegou a quatro “verdades monumentais” até o fim do livro:

1. Para ser feliz, é preciso refletir sobre sentir-se bem, sentir-se mal e sentir-se do jeito certo, numa atmosfera de crescimento.

2. Uma das melhores formas de fazer você feliz é fazer outras pessoas felizes. Uma das melhores formas de fazer outras pessoas felizes é você mesmo ser feliz.

3. Os dias são longos mas os anos são curtos.

4. Você não é feliz ao menos que se ache feliz.

Frases sobre a felicidade grifadas por mim

1.  “É moderno não ser feliz demais”. Quem não conhece alguém que pensa assim?

2.”A felicidade exige disposição e disciplina”. O que é bem verdade e me amedronta, já que não sou a pessoa mais disciplinada do mundo, o livro tem me ajudado com isso também.

3. “É mais fácil reclamar do que rir, gritar do que fazer piada, exigir do que ficar satisfeito”. Eu sempre reclamei bastante, e não costumo rir com facilidade. Como são coisas que tenho dificuldade entraram para as minhas resoluções porque vão me deixar mais leve e feliz.

Caixa da felicidade

Outra coisa legal que percebi que já seguia mas podia ser melhorada é a “caixa da felicidade”, onde a autora guarda coisas que trazem pensamentos e lembranças felizes. Percebi que já faço isso com meu namorado, guardo uma caixa com algumas coisas desde o início do nosso namoro que me trazem boas lembranças, lembro que ele já me disse que faz o mesmo. Também tenho uma caixa de papelão, que ganhei no meu aniversário de 17 anos de um grupo de amigos, por fora ela é cheia de recortes de revistas de coisas que gosto e frases sobre amizade, por dentro eles colocaram vários presentes, e hoje uso a caixa como “caixa da felicidade da amizade”, onde guardo muitas lembranças de amizades antigas.

Diários

A autora também cria alguns diários ao longo do livro, como um diário da alimentação; um diário de uma frase, onde ela escrevia sobre seu dia em uma frase e um caderno no qual ela escrevia três coisas pelas quais era grata. Fiquei bem interessada por esses tipos de diário, quero comprar um moleskine para escrever cada um.

Esse foi um dos melhores livros que já li. Além de delicioso é um bom guia pra quem deseja ser mais feliz. No meio do projeto a autora cria um blog chamado hapiness project. Agora que o livro acabou vou ler o blog e me guiar pelos dois e pelo seu canal no youtube.

Depois desse livro já quero ler esse da foto acima que também fala sobre felicidade.

 

“A verdade é que a vida fica mais divertida quando cumpro minhas resoluções.”

Espero que leiam e gostem!

 

 

Compartilhe no Facebook